quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Oktoberfest

A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro - daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). No Brasil o festival é realizado em Blumenau/SC, Santa Cruz do Sul/RS, Igrejinha/RS, entre outras cidades.








História


A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.
A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, baptizado Theresienwiese, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique.
O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.
Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietname, entre outros.
No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest.
Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau(1984) em Santa Catarina e Santa Cruz do Sul(1985) e Igrejinha(1988) no Rio Grande do Sul.


Oktoberfest no Brasil


Santa Catarina

A Oktoberfest de Blumenau atrai turistas do Brasil e do exterior, especialmente da Alemanha, mas também de países vizinhos da América do Sul e da América do Norte. Segundo o site oficial do evento, em 2007 a Oktoberfest de Blumenau, atraiu de 690 mil visitantes que consumiram pouco mais de 365 mil litros de chope e 19.821 garrafas de cervejas importadas.
Os participantes do desfile incluem grupos de dança (Tanzgruppe) nacionais e internacionais, sociedades de tiro ao alvo (Schützenvereinen), sendo que estas últimas tem suas raízes na Alemanha e contam com um histórico de mais de oitocentos anos. Também participaram sociedades de canto, de carros alegóricos, e outras. Entretanto, sempre predominam as trajes típicos germânicos(Trachten), muito chope (Bier) e comida típica dos teuto-brasileiros (Deutschbrasilianer).
Blumenau não é a única cidade catarinense que celebra uma grande festa no mês de outubro. Cidades como Brusque, Timbó, Jaraguá do Sul, Itapiranga(que a foi a primeira a realizar a oktoberfest) e muitas outras, inclusive localidades situadas acima da serra, celebram festas nos mesmos moldes básicos.

Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a Oktoberfest é realizada em diversas cidades como Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Cerro Largo (Oktoberfest-Missões, por estar situada na região das Missões), Portão, São Lourenço do Sul (Südoktoberfest, que significa Oktoberfest do sul), Frederico Westphalen, Alpestre, Condor e Maratá.
As maiores são a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que é realizada desde 1984 e reúne cerca de 450.000 pessoas a cada edição e a Oktoberfest de Igrejinha, realizada desde 1988, que é considerada a maior festa comunitária e filantrópica do Brasil (3.000 pessoas, o que representa mais de 10% da população da cidade, trabalham voluntariamente no evento), sendo que somente em 2005 foram consumidos mais de 200 mil litros de chope em nove dias de festa, e após o evento a AMIFEST, entidade que a organiza, distribuiu mais de R$ 1.300.000,00 às entidades assistenciais de toda a região metropolitana.

Paraná
A maior oktoberfest do Paraná, acontece em Marechal Cândido Rondon, região oeste do estado, que conta com a presença de mais de 30 mil pessoas por ano, o que não seria pra menos, pois a cidade é conhecida como a mais germânica do Paraná. Outras grandes festas também acontecem em Rolândia, Pato Bragado e Ponta Grossa(München Fest). A (München Fest) destaca-se como uma boa opção de entretenimento, pois conta com variados shows de renome nacional, e um grande público, que em 2006 ultrapassou 100 mil pessoas.





Oktoberfest de Munique em 2003

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cadê as minhas familias??????

Bom hj sou eu Mariana q assumirei rsrs

09/09/09 te diz alguma coisa?
Dizem q qndo as datas estao dessa forma 09/09/09 e as 09hs e 09 min vc faz um pedido e ele se realiza rsrs

Chega de besteira rsrs

É incrivel como em uma semana vc esta falando com 3 ou 4 familias e na outra eles somem, o que dá na cabeça desse alemães rsrs me diz!!!
Ou serei eu a desoculpada ?
É um caso de se pensar rsrs ...eh ta bom eu estou desocupada rsrs preciso de um emprego rsrs preciso ocupar minha cabeça, mas meu custa dar noticias mesmo q negativas?
Eu acho que não, isso me deixa mt ansiosa , ok eh verdade sou mt imediatista confesso mas mesmo assim nao custava nada.

Falando serio agora:

Sei la quanto mais eu quero realizar mais uma sonho meu, esse sonhos qnt mais eu sonho mais distante fica, estou tentando ser forte mas ta complicado,to sem trabalhar,dependerei de meus pais para ir e eles estao fazendo auto planos que envolve dinheiro e ai penso onde ficara a grana da passagem onde q entra?

Melhor nao me iludir e ficar com os dois pes no chao...apesar de q sei q me frustrarei de qualquer forma mas tudo bem....

beijos

Mari

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Desanimo....ou alegria??

Bom naum sei por onde começar....eu andava taum desanimada com essa coisa de ser au pair, muitos e-mails recusando .... e tals!!!
ateh q apareceu uma familia muito legal....naum sei se vou ficar com essa familia ainda!!
mas eu já falei com a familia e com a au pair atual deles, eles parecem ser bem legais!!!
Na verdade eu ando muito desanimada com td....naum toh vendo mais sentido nisso de ser au pair, ainda assim sei q é uma boa para mim, por isso naumd desistiiii....
Esses dias tava falando com uma amiga minha q está como au pair nos EUA...e meu ela me falou cada coisa q me deu um incentivo enorme....ela falando q as crianças aprenderam a falar eu te amo em português e falam isso pra ela diretoooo, isso deve ser uma experiencia unica....
deve ser uma troca muito legal, mas meu desanimo eh grande, ainda mais agora q minha mãe está doente!!!
meu unico pensamento tah sendo...e se acontecer algo com ela??oq eu faço??
me falaram q ter esse medo é extremamente normal qnd vc esta com algo na cabeça!!!
mas meu medo tah sendo taum grande!!!
naum sei oq fazer
estou sempre conversando com as meninas do grupo e tals...comunidades mil...pra poder tirar minhas duvidas!!!
espro realmente encontrar uma familia legal....poder ir com paz no coração!!!
tenhu medo de naum me adaptar, mas graças a deus avião existe pra isso!!!
bom por enquanto eh isso!!!
vou continuar na batalha!!!

Priscila

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bons ventos sopram ao meu favor

Sabe , eu andava meio desanimada, pois so estava recebendo respostas negativas nas minhas procuros pelo site http://www.aupair-world.net/ mais essa semana começou com boas respostas, repostas positivas de 4 familias e duas de grande cidade.

E isso me animou, arrumei motivo para estudar mais ainda e voltar a estudar ingles tb pois eu percebi q estou perdendo na escolhas das familias por mim por isso por estar com o ingles enferrujado e a alemao so no basico.

Uma coisa q reparei, alemao gosta de gatos ne rsrs e eu sou super alergica rsrs e uma das 4 familias tem dois gatos e sorte q nao fica mt dentro de casa, vms ver no que vai dar , espero q encontre minha familia entre essas quatro.

Pena que a ql mais estou gostando, tem os gatos rsrs e mora em uma cidade pequena, mais parece ser uma familia honesta e carinhosos pelo menos é o que parece nos emails, parece ter valores q eu dou mt valorizo...

Fico por aqui

Beijos

Mari